No outono, existem 7 tipos de ervas medicinais recomendadas, mas somente um destes tipos pode ser considerado como ervas de prevenção.
Estas são as chamadas “ervas medicinais tônicas” que tem como função devolver energia para nosso sistema e, com isso, estimular o sistema energético de defesa do organismo.
A maior parte das pessoas pode se beneficiar do uso de ervas de prevenção, ainda que, em alguns casos, certas ervas podem favorecer o aumento da pressão (leia sempre as contraindicações antes de usar).
Algumas ervas de prevenção (ou tônicas) bem conhecidas são o Ginseng Coreano, a Maca Peruana e o Ashwagandha, mas existem também várias ervas brasileiras que são excelentes para a mesma função.
Uma delas é a Salsaparrilha que é uma ótima planta local para elevar os níveis de energia e promover o bom funcionamento do sistema imunológico.
Mas temos uma flora riquíssima e você pode conhecer diversas ervas tônicas na edição de Março/2020 do Clube das Plantas Brasileiras (para saber mais, clique aqui).
O cuidado necessário é evitar confundir ervas tônicas com ervas estimulantes como o café, guaraná e a erva-mate.
Estas ervas não agregam novas energias, apenas fazem uso das reservas existentes e as colocam no sistema.
Quem já não tem reservas e fizer uso destas plantas, vai se depauperar ainda mais.
Para conhecer as demais ervas de prevenção e os 6 tipos de plantas medicinais fundamentais durante a estação do outono, participe da Oficina Ervanarium – Estação Outono.
Clique na imagem abaixo para saber mais.